O Homem Santo e o Satanás

Conta uma lenda oriental antiga que o inferno ficou em polvorosa um dia. Tinha surgido outro Homem Santo que encontrara a verdade. Os diabos estavam desesperados, pois não teriam mais nenhuma alma para tentar e aprisionar.

Eis que, um dos ministros de Satanás foi avisá-lo para tomarem providências imediatamente. Ao entrar em sua sala, encontrou-o tranquilo e descansando. Então perguntou:

-Satanás, Satanás! Então não sabes? Surgiu outro Homem Santo que encontrou a verdade e está a pregá-la pelo mundo, a fim de salvar as almas! O que faremos?

Satanás, esperto e ardiloso, se levantou e disse:

-Eu já sei! Não se preocupe! Ele é um homem já idoso, e logo morrerá. Também já mandei meus discípulos humanos cercá-lo e apreender tudo que ele fala, para transcrever em livros, bíblias, rituais e dogmas do meu jeito, e tão difícil de entender que logo todos irão esquecer o que ele falou e estarão me adorando sem saber! Em breve o inferno estará lotado de infelizes! Relaxe!

Estou contando esta história para explicar porque temos tantas idéias e filosofias deixados por vários Homens Santos e, no entanto, o mundo continua mergulhado no caos!

Um discípulo meu me alertou sobre isso ao me perguntar porque que a filosofia Tai Chi não fez da China um Paraíso para se viver. O problema está na interpretação do que foi transmitido e lido. Na China, houve um tempo que se interpretava a teoria Tai Chi de acordo com os interesses dos poderosos. Os poderosos eram Yang e deveriam ser servidos pelo resto do povo, que era Yin, mantendo assim o equilíbrio e a harmonia propostos pela teoria do Tai Chi. Ora, não havia equilíbrio e harmonia nisto, pois esta teoria fala da procura do equilíbrio interior primeiro, para desenvolver a energia suprema. Depois, procuramos o equilíbrio com o Universo. E também é totalmente contra qualquer tipo de dominação.

Aqui, é o exemplo de como esta história do Homem Santo e o Satanás está correta! Quantas vezes na história mundial vemos as idéias mais valorosa e sublimes serem mal interpretadas, abusadas e utilizadas para o mal e para o prazer de poucos abastardos e pervertidos?

A teoria Tai Chi, que se desenvolveu em vários aspectos da vida humana, tem como a sua expressão em movimento o Tai Chi Chuan, Arte Filosófica, Marcial, Transcendental e Espiritual, que também foi maculada por interesses de poderosos. Os Grandes Mestres da antiguidade tiveram que passar os verdadeiros segredos a uns poucos escolhidos, e, obrigados a ensinarem os Manchus, passaram passos de dança e ginástica, quando muito os rudimentos da Arte aos poderosos. Eles não queriam ver sua Arte sendo utilizada para oprimir o povo.

Infelizmente, isso impregnou a Arte, e vemos hoje uma enxurrada de estilos de Tai Chi Chuan que não passam de dança ou ginástica!

A verdadeira Arte do Tai Chi Chuan ainda pode ser encontrada naqueles que estudaram com os poucos escolhidos pelos Grandes Mestres para aprenderem a Arte completa.

A grande diferença do Tai Chi Chuan verdadeiro para o Tai Chi Chuan dança ou ginástica está no fato de deixar seu praticante mais forte fisicamente, energizado, equilibrado, harmônico e confiante. Outra diferença é que o verdadeiro Tai Chi Chuan é muito eficiente em situação de luta, e o da dança ou ginástica não serve, mesmo que você treine dez ou vinte anos, como eu já ouvi de alguns professores.

Espero que este pequeno artigo ilumine as mentes daqueles que procuram o Tai Chi Chuan, para poderem diferenciar o joio do trigo! Estarei também, começando uma série de artigos mostrando pequenos detalhes da prática que diferenciam a Verdadeira Arte do Tai Chi Chuan da dança ou ginásti Tai Chi.

Mestre Sérgio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
O comentário obrigatoriamente deverá ser identificado;
Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.