Lao Tzu, o Pai do "Taoísmo"

345px-Laozi_and_the_Tao “A verdade não pode ser dita por muitas razões, e a primeira e a mais básica é que a verdade sempre é percebida em silêncio”.
O primeiro a escrever sobre o TAO foi o filósofo Lao Tzu (que viveu no século VI A.C.). Lao Tzu era apenas um apelido, cuja a melhor tradução é ancião. Seu nome de nascença era Li, e na sua juventude seu nome era Erh, ou orelha.Como erudito ficou conhecido como Be Yang, ou Conde do Sol.Após sua morte, passaram a chamá-lo de Lau Dan, que traduzido significa velha orelha comprida, cujo sentido é velho professor e era natural da província de Honan. Alguns estudiosos acreditam que era um contemporâneo ligeiramente mais velho de Confúcio (nome de nascença=Chiu Chung-Ni). Outros estudiosos dizem que o TAO TE KING é realmente uma compilação de poemas paradoxais escrito por vários taoístas que usaram o nome de Lao Tzu. Também há uma associação íntima entre Lao Tzu e o Lendário Imperador Amarelo, Huang Di.
De acordo com a lenda, Lao Tzu era o guardião dos arquivos no tribunal imperial, em Lo Yang. Quando ele fez oitenta anos, partiu para a parte ocidental da China, cavalgando um boi preto, para o que agora é o Tibete, entristecido e desiludido porque os homens estavam pouco dispostos a seguir o caminho para bondade natural. Na fronteira, o guarda Yin Xi o impediu de passar, dizendo que tinha ordens do imperador para só deixá-lo partir se ele deixasse sua doutrina escrita. Lao Tzu então compôs o TAO TE KING.
O TAOÍSMO e o CONFUCIONISMO têm que ser vistos lado-a-lado, como duas respostas distintas para as condições sociais, políticas e filosóficas da vida na China a dois e meio milênios atrás. Considerando que o CONFUCIONISMO está muito preocupado com as relações sociais, administrativas e a sociedade humana, o TAOÍSMO tem um caráter muito mais individualista e místico, fortemente influenciado pela natureza.
Na visão de Lao Tzu devemos criar a " ação antinatural " (wei), moldando os desejos (yu). O processo de aprendizagem dos nomes (ming) usado nas doutrinas ajuda a pessoa a fazer distinções entre bem e mal, bonito e feio, alto e baixo, e " sendo " (yu) e " não-sendo " (wu), moldando assim, os desejos. Abandonar o conhecimento era abandonar nomes, distinções, gostos e desejos. Assim surge o comportamento espontâneo (wu-wei).
Quem procura o TAO deve purificar a mente e o espírito das paixões que distorcem a nossa verdadeira percepção da realidade. Contemplando o notável mundo natural, Lao Tzu, procurou a ordem perfeita das coisas. Assim ele aconselhou as pessoas a irem para longe da loucura das perseguições humanas e voltar a verdadeira origem natural da pessoa.
O veículo central de alcançar tranqüilidade era o Tao, um termo que foi traduzido como o caminho. Te neste contexto se refere a virtude e King se refere a leis. Assim o Tao Te King poderia ser traduzido como O Caminho da Virtude da Lei, mas ele é conhecido como o Livro do Sentido e da Vida. O Tao era o termo místico central do Lao Tzu e os taoístas, uma fonte informe, insondável de todas as coisas.
Mestre Sérgio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
O comentário obrigatoriamente deverá ser identificado;
Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.