ORIGENS – PARTE 1
A origem do Tai Chi Chuan é muito controvertida, com várias versões e teorias.Isso se deve ao costume chinês de transformar a história em lendas e seus heróis em deuses, e também a dificuldade de se achar livros escritos que narrem os fatos com precisão. Mas, todos são unânimes ao afirmarem que os fundamentos que lhe deram origem apareceram pela primeira vez com o surgimento do pensamento Tai Chi.
“O universo é um Taiji, mas o corpo humano também é um Taiji. Essa idéia representa um grande papel na prática do Taiji Quan, durante a qual o praticante forceja por harmonizar o pequeno universo que é seu corpo, ao mesmo tempo em que se põe de acordo com a harmonia geral do universo.” Despeux,1995,pg. 47-49
Ele apareceu pela primeira vez no livro das mutações-I Ching, séculos VI e V a. C.: “Há nas mutações o Tai Chi, que gera dois princípios primeiros(yin e yang); os dois princípios primeiros geram as quatros imagens(velho yin,jovem yang,velho yang,jovem yin); as quatro imagens,os oito trigramas.” Ele é unidade suprema,o primeiro princípio que rege o universo e preside à união do yin e yang. Este pensamento deu origem a filosofia Taoísta. O primeiro a escrever sobre o TAO foi o filósofo Lao Tzu (que viveu no século VI A.C.). De acordo com a lenda, Lao Tzu era o guardião dos arquivos no tribunal imperial, em Lo Yang. Quando ele fez oitenta anos, partiu para a parte ocidental da China, cavalgando um boi preto, para o que agora é o Tibete, entristecido e desiludido porque os homens estavam pouco dispostos a seguir o caminho para bondade natural. Na fronteira, o guarda Yin Xi o impediu de passar, dizendo que tinha ordens do imperador para só deixá-lo partir se ele deixasse sua doutrina escrita. Lao Tzu então compôs o TAO TE KING.
Na visão de Lao Tzu devemos criar a “ação antinatural” (wei), moldando os desejos (yu). O processo de aprendizagem dos nomes (ming) usado nas doutrinas ajuda a pessoa a fazer distinções entre bem e mal, bonito e feio, alto e baixo, e “sendo” (yu) e “não-sendo” (wu), moldando assim, os desejos. Abandonar o conhecimento era abandonar nomes, distinções, gostos e desejos. Assim surge o comportamento espontâneo (wu-wei).
Quem procura o TAO deve purificar a mente e o espírito das paixões que distorcem a nossa verdadeira percepção da realidade. Contemplando o notável mundo natural, Lao Tzu, procurou a ordem perfeita das coisas. Assim ele aconselhou as pessoas a irem para longe da loucura das perseguições humanas e voltar a verdadeira origem natural da pessoa.
O veículo central de alcançar tranqüilidade era o Tao, um termo que foi traduzido como o caminho. Te neste contexto se refere a virtude e King se refere a leis. Assim o Tao Te King poderia ser traduzido como O Caminho da Virtude da Lei, mas ele é conhecido como o Livro do Sentido e da Vida. O Tao era o termo místico central do Lao Tzu e os Taoístas, uma fonte informe, insondável de todas as coisas.
Na dinastia Song(960-1206) essa noção desenvolveu-se e redundou num sistema cosmogônico e filosófico ligado aos 5 elementos.Nessa época,começa a prática da alquimia interior,as práticas psicofisiológicas paralelamente ou em associação com a ingestão de drogas para se atingir a imortalidade.
O pensamento tai chi deu um grande ímpeto a cultura da China, influenciando áreas como medicina, artes e até economia. A ordem das relações humanas era designada conforme os ideais Tai Chi.Tai Chi significa o supremo, ou seja, buscar o progresso em direção ao ilimitado.Todas as áreas que o pensamento Tai Chi influenciou foram guiadas pela teoria dos opostos yin e yang, negativo e positivo, o princípio original, apontando na direção do supremo.
Segundo a teoria do Tai Chi, as habilidades do ser humano podem ser desenvolvidas além de seu potencial normalmente concebido. Do ponto de vista desta teoria, as interrelações das forças destrutivas(yin) e construtivas(yang), permitem que a essência da vida se materialize, através de movimentos espiralados que seguem até o infinito.Os chineses compreenderam que os dois elementos do Tai Chi(yin e yang) precisam interagir para que haja harmonia, trazendo progresso e desenvolvimento ilimitado.
O pensamento Tai Chi encoraja o progresso individual e enfatiza que para atingir este objetivo devemos ter um modo de vida natural, moderado e harmonioso. Todas as artes tradicionais da China, como a caligrafia, a culinária, a pintura, a poesia, a literatura, etc., utilizam do pensamento Tai Chi como um meio de atingir o supremo, fazendo com que a filosofia Tai Chi tornar-se um aspecto integral destas artes.
Centenas de anos atrás, algumas pessoas que procuravam um modo de elevar o corpo e o espírito humano até seu nível supremo, desenvolveram o Sistema Tai Chi Chuan, sistema físico e mental que aplica de forma progressiva e organizada os princípios originais do pensamento Tai Chi, que é uma expressão e manifestação física dos princípios e filosofia do Taoísmo em uma mesma sensação de realidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Despeux,C. Tai Chi Chuan, arte marcial, técnica da longa vida, São Paulo: Pensamento, 1995.
Wilhelm,Richard. I Ching – O Livro das Mutações, São Paulo: Pensamento, 2006.
ORIGENS – PARTE 2
Existem várias teorias sobre o surgimento do Tai Chi Chuan. A primeira diz que as bases do Tai Chi Chuan assemelham-se as das estátuas encontradas em Shansi, perto do túmulo de Huan Di, primeiro imperador da China há 2200 anos.Estas bases se confundiriam com os exercícios do Wu Quin Xi do médico Hua To e até mesmo com os exercícios de Bodhidarma ou Ta Mo que deu origem ao Kung Fu Shao Lin(Habersetzer,1998,pág.35).
A segunda, que é uma das teorias mais aceitas tem origem no mosteiro de Wu Dang. O mosteiro Shaoin de Wu Dang era taoísta, e se transformou em um centro de desenvolvimento da Escola Nei Jia ou interna. Os estilos da escola interna tiveram suas bases e movimentos derivados dos estilos que imitavam o comportamento do dragão, serpente e garça. Ela conta que o criador do Tai Chi Chuan teria sido o monge taoísta Chang San Feng. Seu nome se traduz literalmente por “Mestre dos Três Picos”, e teria vivido na dinastia Ming(1364-1644). Ele esteve primeiro em um monastério da montanha Seen Tchouan para se refugiar e se fortificar pela meditação, dirigindo-se em seguida as montanhas de Shansi e Hou Pe.
A teoria conta que ele estava meditando no templo Shao Lin da Montanha Wu Dang, se questionando sobre as vantagens e desvantagens de se vencer uma luta e qual o significado da vitória em um combate. Foi então que ouviu o canto de um pássaro, e, olhando pela janela, viu o pássaro sobre um galho com o olhar fixo no chão onde tinha uma serpente com sua cabeça levantada em direção ao céu, então seus olhares se confrontaram, e o pássaro que era uma espécie de garça começou a cantar mais forte, descendo perto da serpente para tentar atacá-la.
A serpente com extrema agilidade se afastou evitando as asas da garça, que retornou a árvore. Depois, atacou novamente a serpente, que desviou a cabeça e deu um bote na direção do pescoço da garça. A garça defendeu o pescoço com a asa direita e a serpente atacou suas pernas. Levantando a perna esquerda e abaixando a asa esquerda, a garça contra-atacou com golpes de seu bico, mas não conseguia atingir a serpente que se movimentava em constantes e suaves ondulações, conseguindo se esquivar dos ataques da garça. Logo após ficaram cansadas, com a garça voltando ao seu galho e a serpente a sua toca debaixo das árvores. No dia seguinte, voltaram a lutar.
Chang San Feng observou durante dias a luta, até que começou a entender o princípio básico do Tai Chi, onde o ataque transforma-se numa defesa, e a defesa transforma-se novamente no ataque. Percebeu, então, as vantagens da esquiva e dos movimentos que diluem a força do ataque do adversário, estabelecendo assim as bases para a criação de um novo estilo de combate chamado Mu Tong Pai, que deu origem ao Tai Chi Chuan (Natali, 1988, pág. 19).
Há outra versão desta teoria a qual conta que Chang San Feng teria sido um alquimista taoísta fabricante de elixires que viveu na montanha Wu Dang, durante o reinado do imperador Huizong, da dinastia Song no século XII. Ele teria sonhado com o grande imperador Huan Di, “o guerreiro verdadeiro”, que, junto com os homens do dragão de fogo, ensinaram o Tai Chi Chuan a Chang San Feng, que passou então a divulgá-lo entre o povo. Conta também que Chang San Feng auxiliou o imperador a vencer uma centena de malfeitores que viviam ameaçando os cidadãos daquela região, restabelecendo a ordem e a lei naquela comunidade. Esta versão conta que o Tai Chi Chuan teria sido passado aos homens pelas mãos de deuses através de um mortal (Branquinho, 1990, pág.18).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Branquinho, J. L. Tai Chi Chuan, um ramo do Kung Fu, Revista Ninja Brasil, São Paulo, N° 5, p. 17-19, 1990.
Habersetzer, R. Tai Ji Quan, esporte e cultura, São Paulo: Pensamento, 1994.
Natali, M. Técnicas básicas do Tai Chi Chuan, método chinês de controle do corpo e da mente, São Paulo: Ediouro, 1988.
ORIGENS –
PARTE 3
A segunda
versão conta que Wang Chung Yue e seu discípulo Chiang Fa seriam os
responsáveis pela codificação das posturas originais da época de Chang San Feng
(Natali, 1988, p. 22). Wang Chung Yue, originário de Shensi e tendo vivido
durante a dinastia Ming (1368-1644) teria introduzido as bases do Tai Chi Chuan
em Honan. Ele teria transmitido a arte a Chen Wang Ting, da família Chen
(Habersetzer, 1994, p. 36).
Chen Wang
Ting nasceu em Chenjiagou, distrito de Wenxian, província de Honan. Na
mocidade, formara-se numa escola militar e depois serviu na côrte imperial. Em
1618 assumiu encargos militares nas províncias de Shan Dong, Zheli Liao Dong.
Com a queda da dinastia Ming em 1644, Chen Wang Ting já idoso, volta a
Chenjiagou. Com base no estilo das trezes formas do boxe Wu Tang, alguns
estilos de boxe de outras escolas e o que aprendera de Wang Chung Yue, com os
preceitos da medicina chinesa e da filosofia taoísta, criou o estilo Chen de
Tai Chi Chuan (Branquinho, 1990, p. 19).
A partir
daí o Tai Chi Chuan se desenvolveu e tem hoje vários estilos, sistemas e
versões. Mas são consideradas como essência do Tai Chi Chuan apenas 5 Escolas
Principais de onde derivam todos os outros estilos:
- Escola Chen
- Escola Yang
- Escola Wu/Hao
- Escola Wu
- Escola Sun
Falarei
de cada uma das Escolas separadamente depois!
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Gomes, A.
F. Tai Chi Chuan, a dança dos deuses, São Paulo: Brasil Sports, 1997.
Habersetzer,
R. Tai Ji Quan, esporte e cultura, São Paulo: Pensamento, 1994.
Branquinho,
J. L. Tai Chi Chuan, um ramo do Kung Fu, Revista Ninja Brasil, São
Paulo, N° 5, p. 17-19, 1990.
ESCOLA CHEN
Quem sucedeu Chang San Feng foi o monge taoísta Taiyi
Zhenren, famoso pela sua incrível técnica de espada Wu Dang. O kung fu Wu Dang,
que fora ensinado apenas aos discípulos do Mosteiro, no final da dinastia Ming
passou a ser ensinado a pessoas de fora do templo.
O monge Ma Yun Cheng ensinou o kung fu Wu Dang ao famoso
mestre Wang Zong Yue, que denominava a arte de Tai Chi Chuan Wu Dang. Foi ele
que escreveu o clássico Tratado de Tai Chi Chuan. Também é atribuído a ele a
transmissão do kung fu Wu Dang a família Chen, durante os anos que esteve na
aldeia da família.
A família Chen contesta esta teoria, e afirma que o
estilo fora desenvolvido no século VII pelo ancestral da 9ª geração da família,
Chen Wang Ting, general da dinastia Ming. Quando a dinastia Ming deu lugar a
dinastia Qing, ele teria se retirado da aldeia e estudado artes marciais,
desenvolvendo o Tai Chi Chuan.
Este novo estilo propunha a adaptação
ao estilo do adversário e derrubá-lo para vencer.Inicialmente, os movimentos
eram simples e através do tempo foram aperfeiçoados.Os movimentos eram
ininterruptos e harmoniosos, tendo o controle da respiração por base.
O estilo Chen de Tai Chi Chuan foi o
primeiro estilo e desdobrou-se em três: o Chen velho de Chen Chang Ching , o
Chen novo de Chen You Ben e o Chen pequena forma de Chen Jing Ping. O Tai Chi Chuan
se manteve dentro da família Chen por quatorze gerações conforme um costume
chinês antigo.
ESCOLA YANG
Durante o século XVIII, Chen Chang
Ching era o responsável pela transmissão do estilo dentro da família.Nessa
mesma época um homem chamado Yang Lu Chan, que desejava aprender o Tai Chi
Chuan da família Chen,tentou ser admitido como discípulo mas não conseguiu,
pois não pertencia a família.Depois de insistir muito, conseguiu ser admitido
como empregado da família.
Yang
Lu Chan aprendeu os rudimentos da arte, conhecimentos superficiais, pois não
pertencia a família, o que o deixou muito desapontado. Mas, certa noite, ouviu
ruídos no jardim e foi investigar. Descobriu que o mestre Chen Chang Ching
estava ministrando uma aula avançada, onde ensinava conhecimentos secretos.
A
partir daí, passou a se esconder todas as noites e observava o treinamento
secreto da família, aprendendo os exercícios respiratórios para o controle da energia
Qi.
Após muito tempo, Chen Chang Ching
convidou Yang Lu Chan para praticar luta com seus parentes e ficou espantado ao
ver que nenhum deles conseguiu vencê-lo.
A partir de então, Chen Chang Ching
aceitou Yang Lu Chan como discípulo e ensinou-lhe as técnicas mais
avançadas.Yang Lu Chan estudou durante vários anos até se mudar para Beijing,
onde ficou conhecido como “o invencível” , por causa da quantidade de desafios
e combates que ganhou.
Yang Lu Chan modificou a forma inicial
que aprendera com Chen Chang Ching, que era composta de cinco séries
básicas.Yang Lu Chan ensinava apenas uma série, a qual ficou conhecida como
“estilo pequeno” de Yang Lu Chan ou escola velha(Lao jia), e foi transmitida a
seus filhos , Yang Pan Hou e Yang Chien Hou.Yang Chien Hou ensinou esse estilo
a seu filho Yang Chen Fu.
Yang Chen Fu desenvolveu o “estilo
pequeno” de seu avô e criou a seqüência da família Yang com 108 movimentos,
conhecida como escola moderna(xin jia) em 1912.
O estilo que Yang Chen Fu criou difere dos outros, não
tem saltos e movimentos explosivos. Caracteriza-se por ser compacto, flexível
em velocidade, possui posturas moderadas e movimentos encadeados, seguindo uma
trajetória circular de execução.Yang Chen Fu é considerado o grande propagador
do Tai Chi Chuan na China.
ESCOLA WU E WU/HAO
Yang Lu Chan e seu segundo filho Yang
Pan Hou ensinaram o estilo pequeno a Wu Quanyou, que era manchu. Seu filho Wu
Jianquan, nascido no distrito de Daxing, província de Hebei, após ter aprendido
o estilo pequeno de seu pai, passou a ministrar aulas
.
Com o passar do tempo e com as
modificações sofridas, esse estilo ficou conhecido com escola Wu de Wu
Jianquan.Tem como características seus movimentos serem mais fechados e com uma inclinação maior do tronco.É uma
escola ainda popular e muito ativo no Brasil.
Em 1851 um aldeão amigo de Yang Lu Chan
chamado Wu Yuxiang, aprendeu com ele o estilo velho da família Chen.E em 1852,
Wu Yuxiang aprendeu o estilo novo da família Chen com Chen Qing Ping.
Com base nesses dois estilos, Wu
Yuxiang criou um novo estilo chamado de escola Wu de Wu Yuxiang. Também foi
referido como escola Hao, pois foi divulgado pelo discípulo de Wu Yuxiang, Hao
Wei Fheng.
Esse estilo tem um Tai Chi Chuan
compacto que dá ênfase ao forte trabalho do corpo e tem como característica a
coordenação precisa de movimentos simples, rápidos e curtos, envolvendo o abrir
e fechar dos braços.
ESCOLA SUN
Hao Wei
Fheng e seu discípulo Li Yi Yu ensinaram o seu estilo a Sun Lun Tang,
que era mestre em Xing Yi Quan(boxe do corpo e do pensamento) e Ba Gua
Quan(boxe dos oitos trigramas).
Com base nos pontos fortes dos três
estilos que aprendera, Sun criou uma nova forma que tinha posturas parecidas
com as do escola Yang e com teoria de luta do estilo Xing Yi Quan.
Sun criou uma escola própria, de uma
destreza e agilidade surpreendentes, e com um tempo de execução acelerado,
apoiado em um trabalho de pernas muito elaborado, mas é pouco conhecido
atualmente.
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