Chá ajuda homens a diminuirem a barriga

Conta uma lenda chinesa que Bodhidharma, ou Ta Mo, Patriarca do Budismo que o introduziu na China por volta de 475d.C., fixou residência no Templo Shao Lin. Lá teria ficado 10 anos meditando em uma caverna até criar uma nova forma de Budismo, Chamado de Ch`an na China ou Zen no Japão. Esta caverna existe e tem uma parede com uma inscrição dizendo que foi ali que Ta Mo fitou a parede por dez anos. Esta lenda diz que Ta Mo estava ficando cansado por não atingir o estado que queria e adormeceu. Quando acordou, se irritou com sua fraqueza e decidiu que não adormeceria mais até atingir o que procurava. Então, arrancou as pálpebras superiores e atirou para fora da caverna. Onde caíram as pálpebras, nasceu uma planta de folhas verdes que os monges começaram a usar como chá, que os deixava mais atentos e mais saudáveis.

Lendas à parte,de acordo com um estudo norte-americano da Queen's University in Kingston, os homens que bebem pelo menos duas xícaras de chá por dia conseguem maior perda de gordura na região do abdômen do que aqueles que consomem café ou nenhuma das duas bebidas.

Esta pesquisa que foi apresentada no 1° Congresso Internacional de Obesidade Abdominal, avaliou 4 mil adultos entre 2003 e 2004. A gordura visceral que fica em torno da cintura e acomete principalmente os homens, é um fator de risco para doenças cardiovasculares, derrames, diabetes e hipertensão.  
 

O consumo de chá normalmente é um hábito de quem tem sobrepeso, mas pouco se sabe como este costume pode acarretar na perda de medidas de uma maneira positiva.

Segundo os estudos, a relação entre a obesidade e o consumo de chá não é comum, considerando que mais de 60% da população são adeptos das bebidas, e a frequência pode chegar a dez vezes por dia. Além disso, uma grande parte dos que bebem usa açúcar ou adoçantes artificiais. Mas a pesquisa mostrou que o consumo do café não esteve relacionado à gordura abdominal em homens e mulheres.
 

Por outro lado, os resultados mostraram que a relação entre perda de cintura e o consumo do chá era diferente entre homens e mulheres.

Nestes, o uso de açúcar significou perda de aproximadamente 2,5 cm, enquanto o uso de adoçantes artificiais gerou redução de até 5 cm. Já com as mulheres, o consumo de chá com leite está significou a uma perda de apenas 1,5 cm e as bebidas com adoçantes representaram uma perda de até 2,5cm.

Ou seja, os antigos já sabiam do valor do chá para a saúde. Mas nós, praticantes das técnicas orientais, e que seguimos as tradições, tomamos chá sem açúcar ou adoçante!

Mestre Sérgio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
O comentário obrigatoriamente deverá ser identificado;
Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.