Sabedoria

Vivemos hoje uma inquietação existencial. As pessoas que têm uma vida normal, com família, carreira e lazer, não se sentem mais totalmente satisfeitas. Falta-lhes alguma coisa. Se sentem vazias, sem nada que justifique sua existência. De onde vieram? Para onde vão?

Buscando preencher este vazio existencial, iniciam, então, uma busca espiritual para responder suas dúvidas e preencher este vazio. É claro que não sabem como empreender esta busca. Estão iniciando!


Sem rumo certo, buscam por tradições antigas de todas as formas e matizes, procurando a que realmente se encaixe em suas aspirações. Levados por esta necessidade febril, percorrem por todo o mundo, procurando a sabedoria em países exóticos e distantes como Tibete, China, Índia, Japão. Vão até no Himalaia, em tribos aborígenes da Austrália, nos Xamãs de ilhas do Pacífico, do Amazonas, da Cordilheira dos Andes e até do Leste Europeu. Perambulam por livrarias em busca de antigos tratados, se submetendo a estudos exaustivos que levam a resultados duvidosos.

Andam o mundo todo e não encontram o que procuram. Então, com freqüência começam a misturar crenças, sistemas e métodos da sua maneira, tentando criar a sua própria Verdade. Não é incomum ocorrerem tragédias durante este processo. Quando se mistura técnicas incompatíveis, apenas arranha a superfície, iludindo a pessoa enquanto destrói sua vida. Ou, então, acabam nas garras de pilantras e malfeitores que vendem caro sua própria ignorância!

Mas onde reside a sabedoria? Onde podemos preencher o vazio interior que nos desequilibra e tira a satisfação de todas as coisas?

Resposta simples, como simples é a verdadeira sabedoria: ELA está dentro de nós.

As Tradições Antigas nos falam muito sobre reflexão, meditação, contemplação e outras técnicas de auto-reflexão. A razão para isto é que ao nos voltarmos para nosso próprio interior contemplamos a grande sabedoria do Universo.

É um conceito conhecido nos círculos internos da sabedoria que o macrocosmo se reflete no microcosmo, ou seja, todo o conhecimento que existe em todo o universo exterior se encontra também em nosso interior. Tanto faz ir estudar em um mosteiro no Tibete como meditar no quartinho dos fundos de sua casa, o resultado será sempre o mesmo! Você só gastará menos dinheiro!

É a verdade do TAI CHI, que vemos em várias filosofias e religiões: inicia simples, que sempre chegará a se tornar uno com o Universo! SIMPLICIDADE! A base para a SABEDORIA!

Buscar o conhecimento e a harmonia interior, o segredo da ALQUIMIA TAOÍSTA! Equilibrando o nosso UNIVERSO interno com o UNIVERSO exterior!

A sabedoria não é aprendida de ninguém! Ela unifica! Nela você se torna uno com a realidade. Perde todas as dimensões, as diferenças, as fronteiras, as definições. Nela você fica indefinido como a própria realidade!

Conhecer a si mesmo é encontrar a sabedoria!

Meditem sobre isso!

Mestre Sérgio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
O comentário obrigatoriamente deverá ser identificado;
Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.