Hoje existem várias pessoas buscando a verdade, nas mais variadas tendências. Muitos são vítimas dos seus próprios delírios, outros são verdadeiros vampiros que estão apenas em busca de dinheiro, mas alguns poucos estão trilhando o caminho em busca da ascenção! Pois é destes que queremos falar.
Para descobrirem estes verdadeiros sábios, desde há muito tempo no Oriente se listou três características que podem auxiliar os praticantes ao procurá-los. São elas: Sinceridade, Simplicidade e Bom-humor.
Para descobrirem estes verdadeiros sábios, desde há muito tempo no Oriente se listou três características que podem auxiliar os praticantes ao procurá-los. São elas: Sinceridade, Simplicidade e Bom-humor.
-Sinceridade
A primeira virtude de um autêntico sábio. Ninguém pode dizer que possui sabedoria se não possuir uma enorme sinceridade. Essa é uma virtude é fácil de verificar. Observe cuidadosamente o suposto sábio e veja se ele age em conformidade com o que diz, se ele não prega uma coisa e faz outra. Exemplo: diz que não se deve comer carne e quando sai com os discípulos mais íntimos, faz uma orgia carnívora em uma churrascaria!
A Sinceridade é uma virtude consequente da Sabedoria. Se atingiste a sabedoria, conhece tudo e não precisas mais esconder nada, nem agir com artificialismos. Estás pleno e uno com o Universo!
-Simplicidade
A Verdade é simples e aquele que atingiu a verdadeira sabedoria se torna simples. Os rituais, cerimônias, hierarquias, títulos, postos, vestimentas, dogmas, leis fazem com que tenhas que desconfiares.
Na prática das Artes Marciais Orientais estes adornos e ritos aparecem com o sinômio de Tradição. É claro que aqui respeitemos as características essenciais de cada Arte, pois carregam um pouco da cultura da nação de onde se originaram. Mas lembrem-se que quanto mais Sábio o Mestre e mais pura a Arte, maior a simplicidade do treinamento diário.
Milarespa, um dos grandes patriarcas do budismo tibetano, viveu anos em uma caverna vestindo apenas uma tanga e se alimentando de sopa de urtiga.
Hui Neng, monge analfabeto que trabalhava na cozinha de um mosteiro Zen resolveu um Koan (charada que não possui uma resolução lógica) que estava afixado na parede do corredor do templo e que ninguém tinha conseguido resolver. Após isso ele foi testado e passou por todas as provas, tornando-se um grande sábio e o 6º patriarca do Budismo Zen.
Quando se adquire a Simplicidade com ela vem junto a sua virtude irmã: a Humildade. Mas é a verdadeira Humildade, e não a humilhação. O verdadeiro sábio mostra o que sabe, porque é sincero, simples e humilde. Porque ele alcançou a verdade e não precisa escondê-la e nem se esconder, pois já alcançou o tudo e está uno com o Universo. Ser humilde é ter um espírito simples, sem artificialismo!
-Bom Humor
O verdadeiro Sábio está de bem com tudo. Vive alegre e sempre sorridente. As estátuas de Buda quando não apresentam a face em meditação, estão sorrindo.
Os grandes mestres taoístas também são retratos de Bom Humor. As imagens dos Imortais Taoístas mostram indivíduos alegres e soltos, rindo, brincando, em festas. Nos livros que falam do TAO dizem que todo aquele que compreende o verdadeiro Tao solta uma gargalhada nesse instante.
Uma seriedade excessiva pode ter a intenção de passar uma falsa idéia de veracidade a um mestre ou sistema. Nós estamos acostumados de que para algo ser verdadeiro e bem feito ele deve ser feito com seriedade. Isso gerou muitos adultos infelizes, pois brincadeira é coisa de criança. Brincadeiras e bom humor são elementos indispensáveis à saúde e bem-estar das pessoas comprovado pela medicina. O riso é extremamente benéfico à saúde, inclusive acelerando curas. Lembram dos médicos vestidos de palhaço, que entram no quarto do paciente para alegrá-lo?
Mas devemos manter o equilíbrio. O Bom Humor deve ser espontâneo e na hora e lugares certos, pois se brincarmos em excesso ou com mau gosto, será pior que a seriedade excessiva.
Se um sábio não tiver Bom Humor, com certeza não tem sabedoria.
Estude bem essas características para não corromper e destruir o seu discernimento, a sua vontade de progredir e o seu dinheiro. Nós aqui, continuamos treinando e buscando a Sabedoria.
Lembre-se da figura do Grande Mestre Jesus: Sincero, Simples, Humilde e de Bom Humor!
Mestre Sérgio Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
O comentário obrigatoriamente deverá ser identificado;
Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.