Caminhada

Uma das lições que aprendemos quando estudamos o TAO é cuidar do corpo, através do cultivo de uma disposição adequada na alimentação e através de exercícios físicos. Um dos quais praticamos é a caminhada.

Caminhar diariamente mantém o corpo e a mente jovens, é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento.

Um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, aumentando seus circuitos e reduzindo os riscos de problemas de memória e de atenção.

A pesquisa foi publicada na edição de setembro da revista Frontiers in Aging Neuroscience, os especialistas acompanharam por um ano 70 adultos com idades entre 60 e 80 anos. Descobriram que aqueles que faziam caminhadas regularmente em comparacão aos sedentários tiveram não só benefícios físicos, mas também em relação a sua função cerebral.

O pesquisador Arthur F. Krame, um dos coordenadores do estudo, explica que O grupo aeróbico apresentou melhorias na memória, atenção e em diversos outros processos cognitivos.  Conforme os idosos do grupo da caminhada ficavam mais em forma, a conexão das redes entre os neurônios aumentava de forma similar a alguém de 20 anos de idade.  

Quando envelhecemos, os padrões de conectividade diminuem e as redes entre os neurônios não ficam bem conectadas para apoiar algumas atividades como por exemplo dirigir. Com a melhora do condicionamento aeróbico, as redesde neurônios voltam a se tornar mais coerentes.

O pesquisador Arthur F. Krame conclui dizendo: "Quando caminhamos, integramos estímulos visuais, auditivos, assim como sinais vindo das articulações e músculos, em relação a onde o pé está, o nível de força, e outros movimentos. É o velho conceito: se você não usa, você perde. Para que algo seja benéfico, precisamos fazê-lo repetidamente, e caminhar é uma atividade de repetição".

Os autores ressaltam que os resultados não acontecem da noite para o dia. No cérebro os efeitos no cérebro só começaram a serem observados no grupo de idosos que faziam caminhadas após 12 meses de prática. Eles recomendam que a caminhada seja adotada como hábito de saúde principalmente pelos idosos, por ser uma atividade aparentemente simples mas que traz enormes benefícios para a saúde.  

A caminhada também traz outros benefícios, como o aumento a liberação de endorfinas que ajudam a combater o estresse, ansiedade e depressão; aumenta o tônus da musculatura das pernas, coxas e glúteos; melhora a circulação sanguínea; auxilia na prevenção de varizes ; auxilia no controle do colesterol, aumentando o HDL(bom colesterol) e diminuindo o LDL (mau colesterol); melhora a atividade do sistema imunológico; aumenta o metabolismo de repouso, aumentando assim o gasto calórico diário; aumenta a capacidade dos pulmões absorverem o oxigênio e alivia os sintomas da TPM(Tensão Pré Menstrual).

Devo ressaltar aqui que, se o objetivo é treinar para aumentar a capacidade pulmonar, evite conversar durante a caminhada. Faça como nós que tentamos seguir o TAO: caminhe meditando e contemplando a Natureza.  

Se você vai começar a caminhar, assine nossa newsletter e receba gratuitamente uma planilha inicial personalizada de treinamento e experimente treinar com um programa de treinamento adequado para você. Acesse o link ao lado.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
O comentário obrigatoriamente deverá ser identificado;
Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.