
Este pensamento está intrísico na filosofia Taoísta. O primeiro a escrever sobre o TAO foi o filósofo Lao Tzu (que viveu no século VI A.C.).
Há várias citações do TAI CHI nas obras Taoístas, o que nos faz inprenscindível estudar esta filosofia para compreender o Pensamento TAI CHI.
A partir daqui estaremos dando algumas explicações do que fala a filosofia Taoísta.
- O TAO é o princípio central que domina e criou o universo.
- Tudo é vazio, tudo é TAO, é a consciência suprema.
- Seguir o TAO é procurar a harmonia com a NATUREZA.
- As forças naturais são necessárias para nos ajudar e nos proteger nesta vida.
- Quem procura o TAO deve purificar a mente e o espírito dos sentidos e das paixões que distorcem a nossa verdadeira percepção da realidade.
- As pessoas devem transcender seus próprios preconceitos e a verdadeira liberdade só pode ser encontrada na harmonia com a NATUREZA, no TAO.
- Procura a transcendência para atingir a união com o TAO e conseguir a felicidade perfeita, sobrevivendo em um tempo de desordem.
- Invocamos o TAO através de três métodos:
1.Contemplação do Universo.
2.Cultivar uma disposição adequada na alimentação.
3.Invocando uma perspectiva de vida correta.
Cultivar diariamente também as três virtudes:
1.Harmonia interior e exterior.
2.Benevolência.
3.Paz interior.
- A imortalidade está em nossa mente(espírito)que permanece viva após a morte. A morte é o fim para uma coisa e o princípio para outra. O fim de nosso corpo não é o fim do conceito de eternidade.
- A morte parece o fim, mas é apenas o espírito que se liberta do corpo.
- A atitude Taoísta é seguir com a vida, seguindo-a ao longo de todo Caminho. Sem alterar o ritmo ou impor condições. Siga com ela a qualquer lugar que a vida te leve. Não é preciso ter medo, porque somos frutos da natureza, fazemos parte dela.
- O Taoísmo é uma religiosidade orgânica. Sendo um Taoísta você vive simplesmente uma vida autêntica e espontânea, se tiver coragem de entrar no desconhecido por conta própria, sozinho, sem depender de ninguém, sem seguir ninguém. Não sabe se chegará a algum lugar ou se ficará perdido; é arriscado; é uma grande aventura.
- O TAO respeita o indivìduo e não a sociedade; respeita o único e não a multidão; respeita a liberdade e não a conformidade. O TAO não tem tradição; ele é uma rebelião, e a maior rebelião possível.
Mestre Sérgio Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
O comentário obrigatoriamente deverá ser identificado;
Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.