
Entre as obras publicadas por Saramago estão: "Manual de Pintura e Caligrafia" (1977), "Levantado do Chão" (1980), "Memorial do Convento" (1982), "O Ano da Morte de Ricardo Reis" (1986), "A Jangada de Pedra" (1986), "História do Cerco de Lisboa" (1989), "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" (1991), "Ensaio sobre a Cegueira" (1995), "Todos os Nomes" (1997), "O Homem Duplicado" (2003), "As Intermitências da Morte" (2005) e "Caim" (2009). Em 2008, a obra "Ensaio sobre a Cegueira" (1995) virou filme pelas mãos do diretor brasileiro Fernando Meirelles, com Julianne Moore e Mark Ruffalo como protagonistas. Lançou em janeiro deste ano nova edição de "A Jangada de Pedra", que teve toda a renda arrecadada revertida para as vítimas do terremoto no Haiti. .
No lançamento de seu último livro "Caim", em 2009, o escritor disse "que não se pode confiar em Deus". Era cético e pessimista, tendo levantado sua voz por inúmeras vezes contra as injustiças, a Igreja e os grandes poderes econômicos, que ele via como grandes doenças de seu tempo.
Para ele a figura de Deus como conhecemos é uma invenção do ser humano. Acreditava existir alguma coisa além do que vemos, mas que não podemos explicar e nem colocar como sendo iguais a nós. Se Deus mandou Abraão matar seu próprio filho, que Deus é este? Deus não é superior a nós?
Tudo que seja superior ao ser humano com certeza não carrega suas imperfeições, limitações e paixões bestiais!
Mestre Sérgio Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
O comentário obrigatoriamente deverá ser identificado;
Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.