Maior consumo de frutas e verduras não previne câncer


De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, que avaliou diversos estudos realizados na última década, foi descoberto que os únicos fatores alimentares associados a um risco maior de desenvolvimento de câncer são a obesidade e o consumo de bebidas alcoólicas, com o cigarro permanecendo como a maior causa.

Segundo o pesquisador Tim Key, não há evidências de que um maior consumo de frutas, verduras e legumes possa reduzir riscos de desenvolvimento do câncer, apesar dos benefícios do consumo de frutas e hortaliças para a saúde. "Frutas e vegetais são uma importante parte de uma dieta saudável e uma boa fonte de nutrientes. Mas, até agora, os dados não comprovam que comer maiores quantidades de frutas e vegetais oferece muita proteção contra o câncer", diz o especialista. "No entanto, há forte evidência científica que mostra que, depois do tabagismo, estar acima do peso e o álcool são dois dos maiores riscos de desenvolver câncer" completa.

No artigo publicado no British Journal of Cancer em quinze de dezembro do ano passado, os especialistas destacaram que as pessoas com sobrepeso produzem maiores níveis de alguns hormônios, o que contribui para o aumento no risco de câncer de mama. E o excesso de peso pode aumentar também os riscos de outros tipos de câncer, como o de intestino, de esôfago, o pancreático e o renal. Com relação ao álcool, explicam que sua quebra no organismo produz uma substância que pode danificar as células e aumentar os riscos de desenvolver câncer de boca, garganta, mama, intestino e fígado.

Para diretora da instituição britânica de pesquisas Cancer Research, Sara Hiom, poucas pessoas sabem sobre os riscos dos excessos de peso e de álcool em relação ao câncer. Embora parar de fumar seja a melhor forma de reduzir as chances de ter a doença, também é importante controlar o peso e reduzir o consumo de álcool. "Manter a ingestão de álcool em, no máximo, uma pequena dose por dia para as mulheres e duas para os homens, e manter o peso dentro dos limites saudáveis podem ter um enorme impacto", diz Sara Hiom.


Convém lembrarmos que, segundo a teoria Tai Chi, devemos procurar ter uma vida harmoniosa e natural, buscando o equilíbrio entre as forças opostas complementares Yin e Yang. Há alimentos, sensações e hábitos que são classificados como Yin ou Yang, e devem ser utilizados com equilíbrio. É seguindo esta teoria que funciona a Medicina Tradicional Chinesa, que procura prevenir e evitar o surgimento das doenças. Ou seja, segundo o estudo acima, devemos evitar excessos de alguns hábitos e de alimentos para prevenir o câncer, exatamente como ensina o Tai Chi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
O comentário obrigatoriamente deverá ser identificado;
Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.